Tecnologia de negócios: a evolução da TI tradicional

Nós já estamos vivendo na era da Tecnologia de Negócios (TN). Isso significa que a TI não é apenas mais um setor de apoio para outros segmentos da empresa, mas sim, uma solução que deve ser utilizada de modo estratégico, capaz de trazer mais segurança e melhorar a eficiência operacional dos colaboradores.

Por isso, é muito importante acompanhar todas as mudanças e evoluções que ocorreram nos últimos anos e que continuarão acontecendo.

Para saber o que é Tecnologia de Negócios e como ela pode ser utilizada na sua empresa, continue a leitura.

A tecnologia de negócios está cada vez mais presente em nossas vidas

O que é Tecnologia de Negócios?

É um termo relativamente novo. Contudo, seu conceito já tinha sido previsto por profissionais da área há muito tempo.

As organizações estão cada vez mais dependentes de soluções tecnológicas para cuidar de processos internos, criar ambientes de trabalho colaborativos e se comunicar com os clientes.

Na era da TN, os negócios são desenvolvidos com a ajuda de novas tecnologias.

Quais são as tecnologias que impulsionam a TN?

Com as transformações e mudanças que ocorreram na área de TI, há diversas tecnologias que começaram a ser utilizadas pelas empresas, independentemente do segmento ou do tamanho.

Entre as principais tecnologias, podemos citar:

1. Big Data

Big Data é o processo de análise e interpretação de um grande volume de dados que precisam ser armazenados e processados, pois concentram informações relevantes para as empresas.

Ou seja, podemos definir essa tecnologia como um grande conjunto de dados com informações amplas e generalizadas. Por isto, necessitam de ferramentas especiais para serem analisados.

Quando captados, extraídos e organizados, os dados são transformados em informações que podem ajudar as organização a entender mais sobre o comportamento do público, identificar oportunidades e gerenciar riscos.

Não adianta apenas captar dados sem criar um processo de análise, pois é preciso encontrar formas de aplicar essas informações na rotina da empresa e assim, otimizar processos.

2. Chatbots

Chatbots são softwares capazes de manter uma conversa com usuários humanos através de uma linguagem natural em ferramentas e plataformas digitais.

A sua empresa pode integrar Chatbots com diversas plataformas, como por exemplo:

• Site institucional

• Loja virtual

• WhatsApp e Telegram

• Sistema de Call Center

• Redes sociais

Essa solução tecnológica evoluiu muito nos últimos anos. O motivo? Bom, os Chatbots simulam o comportamento humano e oferecem suporte imediato para os clientes.

Utilizar essa tecnologia ajuda a reduzir custos, pois através dela, a necessidade de manter uma grande equipe de atendimento reduz consideravelmente.

O principal objetivo dos bots é melhorar a experiência do cliente, através do atendimento simplificado e em tempo real.

Além de conversar com o consumidor, os chatbots também podem ser utilizados para divulgar novos produtos, fazer reservas e pedidos, criar pesquisas e recomendar produtos/serviços.

A ideia é que no primeiro momento, o consumidor entre em contato com a empresa e receba o suporte do chatbot. Porém, se ele não conseguir encontrar uma solução, a ferramenta deve redirecioná-lo para um profissional de atendimento da sua organização.

3. Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA ou AI, de artificial intelligence) é um avanço tecnológico que pode ser definido como a capacidade que as máquinas têm de simularem o comportamento humano.

Ou seja, são os sistemas baseados em dados digitais, que conseguem pensar, raciocinar e até mesmo, tomar decisões.

Essa tecnologia já está mais presente no seu dia a dia do que você imagina.

Por exemplo, ao fazer uma compra em determinado site, você vai receber sugestões de produtos que possuem alguma relação com o item que você comprou ou tem interesse em comprar.

Mas essa não é a única aplicação da IA que você pode ver no seu dia a dia. Ela também já está presente no seu antivírus, nas redes sociais e nos principais mecanismos de busca, como o Google.

A inteligência artificial é uma tecnologia que pode beneficiar tanto as empresas quanto os clientes.

Inteligência artificial também é uma tecnologia de negócios

4. Machine Learning

Muitas pessoas confundem o Machine Learning (ML), em português, Aprendizagem Computacional, com o conceito de inteligência artificial.

A diferença entre essas duas tecnologias, é que a Machine Learning, na verdade, é uma subdivisão da inteligência artificial.

O ML é um método de análise de dados que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos.

Essa tecnologia nasceu do reconhecimento de padrões e da teoria de que máquinas podem aprender a realizar tarefas específicas, substituindo parcialmente, ou totalmente, a ação humana em algumas atividades operacionais.

Como aprimorar o desenvolvimento da Tecnologia de Negócios na sua empresa?

A integração entre o setor de TI com as demais áreas da empresa é essencial para otimizar alguns processos e melhorar a comunicação interna.

Para isso, é necessário treinar a equipe de TI e encontrar soluções que possam integrar dados.

Além disso, investir em cloud computing (computação em nuvem) também é uma ótima forma de melhorar a conexão entre todos os setores da empresa e aumentar a segurança interna.

Qual o futuro da Tecnologia de Negócios?

No mundo atual, é praticamente impossível consolar uma organização sem utilizar a tecnologia.

E é por esse motivo que a tecnologia deve ser utilizada de modo estratégico na sua empresa. Além disso, é importante acompanhar todas as evoluções dessa área.

Dessa forma, o seu negócio, além de adquirir vantagem competitiva, vai poder contar com o trabalho de colaboradores mais engajados, que possuem acesso as melhores ferramentas tecnológicas do mercado.

Para superar diversos desafios, como mudanças no comportamento do consumidor e a sua concorrência, os líderes organizacionais precisarão ‘’criar’’ uma cultura de inovação dentro da empresa.

Assim, as habilidades de gerenciamento de negócios que dependem do uso da tecnologia poderão ser aplicadas de forma mais eficiente.

Quer acelerar o processo de transformação digital do seu negócio? Então está na hora de utilizar as ferramentas certas e saber o que há de mais moderno no mercado da tecnologia de negócios!

Entre em contato com a Brinov e fale com um de nossos representantes. Juntos, podemos encontrar as melhores soluções para a sua empresa!

Tecnologia de negócios presente na vida de profissionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *