Customer Data Platform (CDP), ou Plataforma de Dados do Cliente, é um recurso tecnológico que traz diversos benefícios para as empresas que desejam captar e armazenar informações relevantes sobre o público-alvo.

Mas para entender melhor sobre o comportamento do consumidor e oferecer uma experiência satisfatória, não adianta apenas coletar dados, pois também é necessário analisá-los.

E é nesse momento que o CDP surge como uma solução tecnológica para ajudar na geração e na análise de dados.

Para entender mais sobre o assunto e saber como otimizar o uso dessa plataforma, continue a leitura.

O que é uma Plataforma de Dados do Cliente?

A CDP é uma solução tecnológica que reúne informações estratégicas sobre os consumidores de uma organização.

Os dados podem chegar através de fontes diferentes, como site institucional, loja virtual, blog, aplicações web, redes sociais, anúncios, pontos de venda, plataformas de CRM, entre outros.

Entre as principais informações adquiridas sobre os clientes, podem constar:

• Histórico de compras na empresa

• Problemas, necessidades e principais objetivos

• Visitas e comportamentos em um determinado canal de comunicação da sua empresa

• Engajamento com e-mail e chat

O software utilizado para realizar esse trabalho, que no caso, é uma Plataforma de Dados do Cliente, cria um banco capaz de gerar um grande volume de dados, acessível por outros sistemas.

Assim, torna-se possível fazer a coleta, gerenciamento, análise do perfil do cliente e da interação dele com a sua empresa.

Uma plataforma de dados do cliente ajuda na visualização de quem acessou seus conteúdos, sites, redes sociais e etc.

Quais são as principais diferenças entre o CDP e o CRM?

O CDP é um conceito relativamente novo no mercado e por isso, muitas empresas e profissionais ainda confundem essa plataforma com o CRM – Customer Relationship Managament.

Uma plataforma de dados dos cliente enriquece os dados primários dos consumidores. Ou seja, é basicamente um CRM com recursos adicionais, que oferece uma visão mais ampla do comportamento e interação do cliente nos diversos canais digitais do seu negócio.

Já o Customer Relationship Managament (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, embora também seja um sistema utilizado para reunir dados sobre o público-alvo, permite que a empresa se concentre no relacionamento com clientes individuais.

O CRM é uma ferramenta utilizada para rastrear e mapear as oportunidades de vendas, acompanhar o processo de comunicação com o cliente e fazer análises do feedback do consumidor para referências posteriores.

Além disso, também é utilizado para captar informações sobre os clientes que já estão no banco de dados, enquanto o CDP consegue buscar informações até mesmo de visitantes anônimos nas páginas.

As principais diferenças entre as duas soluções tecnológicas, estão no rastreamento da jornada de compras e modo de uso.

Tanto o CRM quanto o CDP são essenciais para as empresas que querem entender mais sobre o comportamento e as preferências dos consumidores.

Por isso, o ideal é que a sua empresa utilize estratégias de marketing e tecnologia, que integrem os recursos das duas ferramentas. Assim, os resultados serão ainda mais melhores.

Quais são os principais benefícios de uma Plataforma de Dados do Cliente?

Agora que você já sabe o que é uma plataforma de dados do cliente e quais são as principais diferenças dessa tecnologia para o CRM, está na hora de descobrir quais os benefícios que as CDPs podem trazer para o seu negócio. Saiba mais:

1. Diminuição do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Ao fazer a análise de informações, é possível identificar diferentes grupos de consumidores.

Com todos esses dados em mãos, a sua empresa pode expandir o público e criar grupos segmentos, com base nas informações adquiridas sobre cada cliente.

O marketing estratégico aumenta as chances de conversão, o que, obviamente, é uma excelente forma de reduzir o custo de aquisição de clientes.

2. Foco na necessidade do consumidor

As empresas que não possuem dados relevantes sobre as necessidades, aspirações e preocupações do público-alvo, não conseguem criar campanhas efetivas que possam persuadir o consumidor e fazer ele se interessar por um produto/serviço em questão, ou até mesmo, pela sua empresa.

Uma boa plataforma de dados do cliente, pode trazer uma solução para esse problema, já que ela ajuda o seu negócio a colocar o consumidor no centro das atenções.

Com o uso do software, já no primeiro contato de um lead com a sua empresa através dos canais digitais, será possível obter informações importantes que irão ajudar na criação de estratégias futuras.

Ter conhecimento sobre o perfil de cada cliente da sua empresa é essencial na era tecnológica!

3. Retenção e fidelidade

Tão importante quanto atrair clientes, é mantê-los na sua empresa.

Ao desenvolver soluções e respostas que estejam de acordo com os sinais e comentários dos consumidores, fica muito mais fácil fazer com que eles se tornem fiéis ao seu negócio!

Assim, a sua empresa consegue não apenas diminuir o valor do CAC, mas também, aumentar o ticket médio (valor médio das vendas em um período).

A retenção de clientes é mais eficiente ao se utilizar um plataforma de dados do cliente

4. Democratização de dados

O valor dos dados do consumidor se estende por toda a empresa.

Serviço ao cliente, marketing e vendas – todos esses setores podem ser beneficiados com o uso das CDPs.

Uma plataforma de dados do cliente democratiza o acesso à informação e a capacidade de reunir dados sobre o consumidor em diferentes departamentos organizacionais.

5. Utilização de informações diversas

Muitas empresas e profissionais de marketing, acreditam que analisar os dados dos consumidores em tempo real, é um verdadeiro desafio.

O motivo? A falta de soluções tecnológicas para gerenciar e controlar esse processo.

Mas com o uso de uma plataforma de dados do cliente, esse cenário pode mudar completamente a realidade organizacional, já que as CDPs oferecem os recursos necessários para criar ações e campanhas mais efetivas.

A maioria das empresas atuais, para facilitar a comunicação com o cliente, trabalham com diversos tipos de interações digitais: site institucional, redes sociais, e-mail, chat, entre outros.

Uma plataforma de dados do cliente, armazena todas essas informações em único local, o que ajuda no processo de análise de informações.

Você quer ter uma visão completa e definitiva sobre o seu cliente?

Entre em contato com a Brinov e fale com um de nossos representantes.

Nós trabalhamos com diversas soluções tecnológicas que podem ajudar a sua empresa a atrair, conquistar e fidelizar clientes.

Plataforma de dados do cliente