Computação sem servidor: o que é, como usar e principais benefícios

Nos últimos anos, graças aos avanços tecnológicos, a computação em nuvem conquistou espaço no mercado e trouxe diversos benefícios para as organizações que utilizam esse método.

Porém, um dos principais desafios que as empresas enfrentam continua sendo a otimização do orçamento do setor de TI. E esse é um dos motivos pelos quais a computação sem servidor (serverless computing) pode ajudar a sua organização.

Quer entender mais sobre essa tecnologia e descobrir como ela pode ser utilizada dentro do seu negócio? Então continue a leitura.

O que é computação sem servidor?

A computação sem servidor é um método em que o provedor de nuvem gerencia a alocação e o provisionamento de servidores, controlando o sistema de forma dinâmica.

O serverless computing auxilia os usuários a implementarem códigos referentes à estrutura subjacente sem limitação alguma.

Ou seja, o modelo sem servidor, dá mais destaque para os aplicativos do que para a infraestrutura. Na arquitetura sem servidor, o desenvolver pode escrever e implementar códigos sem se preocupar com a infraestrutura subjacente.

É através dessa tecnologia que as empresas podem contar com diversos servidores ou espaço de armazenamento remoto, otimizando o processo de desenvolvimento e gerenciamento de soluções.

Além disso, esse método traz ainda mais praticidade para a rotina da empresa, principalmente para o setor de TI.

Como a computação sem servidor pode ser aplicada na sua empresa?

Antes de qualquer coisa, é importante entender que a computação sem servidor está diretamente relacionada a computação em nuvem (cloud computing).

Isso significa que as principais tendências e ferramentas da nuvem podem ser adaptadas nessa área.

Um dos principais destaques nesse mercado é o fortalecimento das Funções como Serviço (Faas), uma das atualizações mais importantes dos serviços em nuvem, que ajuda os profissionais de TI na criação de aplicativos e recursos, sem precisar construir uma infraestrutura complexa.

Ou seja, os desenvolvedores conseguem utilizar o provedor de computação em nuvem para executar os programas de modo mais simples – eliminando por completo a necessidade de ter um servidor e máquina específico para essa função.

Além disso, a computação sem servidor permite automatizar o provisionamento de infraestrutura.

Quais são as vantagens da computação sem servidor?

Veja agora as principais vantagens que essa tecnologia pode trazer para a sua organização:

1. Custo-benefício

Como já explicamos, otimizar o orçamento de TI nem sempre é uma tarefa fácil, mas é algo essencial para a continuidade do negócio.

Por isso, a sua empresa precisa encontrar formas de reduzir custos. Felizmente, a tecnologia é uma grande aliada das organizações que querem maximizar os recursos direcionados para o segmento de TI, mas que não querem realizar investimentos de alto valor.

A computação sem servidor é mais barata do que o aluguel ou a aquisição de hardwares físicos para compor toda a infraestrutura do servidor.

Aliás, a sua empresa pode conseguir reduzir custos de forma imediata. Ou seja, os benefícios relacionados a otimização do orçamento, podem ser vistos tanto no curto prazo quanto no longo prazo.

Isso acontece porque essa solução tecnológica elimina as despesas relacionadas a licença de softwares, manutenção, etc.

Outra coisa que você precisa saber, é que utilizar tecnologias sem servidor é uma forma de reduzir o Custo Total de Propriedade, ou em inglês, Total Cost of Ownership (TCO), uma métrica utilizada para calcular todos os custos de aquisição de um serviço ou ferramenta.

2. Diminuição de riscos

As principais provedoras possuem equipes especializadas em segurança de informações e planos de contingência.

Ou seja, caso ocorra um evento inesperado, você receberá o suporte necessário. Assim, a sua organização não será afetada com o problema.

3. Retorno financeiro mais rápido

Além de ajudar na redução de custos, o serverless computing também pode aumentar o lucro da sua empresa, já que através dessa tecnologia, o período de lançamento de aplicações no mercado diminui consideravelmente.

Além disso, diversas operações relacionadas ao trabalho dos desenvolvedores, poderão ser realizadas de forma simplificada e dinâmica.

4. Satisfação do consumidor

Não há dúvidas de que a arquitetura sem servidor pode otimizar a produtividade dos funcionários, o que ajuda a aumentar a satisfação dos clientes.

Além disso, a sua empresa pode criar aplicações modernas sem provisionamento e gerenciamento do servidor.

O melhor de tudo, é que todos os recursos das novas aplicações, podem ser disponibilizados de forma rápida para os clientes.

5. Escalabilidade

As empresas que já utilizam a computação em nuvem, sabem que um dos principais benefícios dessa tecnologia é a escalabilidade.

Isso significa que os usuários só precisam pagar pelos recursos que estão sendo utilizados em um determinado período.

Portanto, a sua organização pode escalonar os serviços de acordo com os recursos utilizados e a base de usuários.

Isso significa que se determinada atividade precisar ser executada em diferentes momentos, os servidores poderão iniciá-las, executá-las e finalizá-las conforme for preciso.

6. Latência aprimorada

As arquiteturas sem servidor quase sempre possuem pontos de acesso em escala global. Isso significa que será muito mais fácil para a sua organização lidar com os usuários de todas as partes do mundo.

Ou seja, você pode escalar sem se preocupar com o desempenho e a eficiência do seu aplicativo.

As principais tendências da computação sem servidor

Nos próximos anos, o serviço de computação sem servidor continuará sendo utilizado pelas empresas. Aliás, devido ao sucesso dessa tecnologia, é bem provável que seus principais recursos sejam cada vez mais eficientes.

As organizações estão confiando mais na arquitetura sem servidor, já que ela disponibiliza espaço para trabalhar com serviços essenciais, mas sem a necessidade de controlar qualquer tipo de estrutura.

Essa tecnologia pode mudar o futuro da sua empresa. O melhor de tudo, é que ela pode ser adaptada e personalizada de acordo com as preferências, peculiaridades e necessidades do seu negócio.

Para saber mais, entre em contato com a Brinov e fale agora mesmo com um de nossos representantes.

computação sem servidor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *