Primeiramente, o que são as Martechs?

As Martechs vieram ao Brasil e chegaram para mudar todo o mercado do país. Nos dias de hoje, empresas as quais não trabalham com esses tipos de ferramentas acham dificuldade em processos que deveriam ser relativamente fáceis, como captação de clientes, automação de marketing e análises de resultados.

O avanço da tecnologia está presente em todas as áreas exploradas pelo ser humano, desde o setor agrário ao setor esportivo, sempre é possível achar o avanço tecnológico trabalhando juntamente ao homem.

O termo “Martechs” surgiu para dar nome às startups que envolvem tecnologias as quais trabalham em prol do desenvolvimento e da aplicação do marketing.

Portanto, o principal objetivo da criação desse tipo de ferramenta é ajudar os profissionais de marketing a realizar tudo o que é necessário para o sucesso de uma empresa, como o planejamento de estratégias, a realização de determinados procedimentos, a supervisão durante as atividades e até na análise dos resultados obtidos.

Dessa forma, as Martechs realizam toda a automatização dos processos, fazendo com que as ações das empresas sejam efetuadas de maneira muito mais ágil e em maior volume, ou seja, com uma maior eficiência.

Martechs x AdTechs

As AdTechs também estão muito presentes no mercado. Porém, mesmo que sejam dois conceitos parecidos, é necessário fazer a separação de ambos para se obter um melhor entendimento do contexto.

O termo AdTech surge mediante a união dos termos em inglês: advertising e technology.

Enquanto as Martechs são voltadas a todo o processo do marketing, desde a atração, captação, nutrição e até análise de resultados, as AdTechs estão voltadas, diretamente, ao processo de criação e edição de anúncios para a internet, tendo como objetivo o aumento da eficácia de tais publicidades, para que seja possível aumentar o número de clientes que são captados.

Portanto, é possível perceber que existe uma correlação entre os dois conceitos, porém é necessário entender que as Martechs estão inseridas em todo o processo de marketing.

Martechs estão diariamente presentes na vida dos profissionais de marketing

Quais funções as Martechs podem realizar?

As Martechs possuem diferentes categorias que representam as mais variadas funções que elas podem realizar. Confira quais são algumas das categorias que existem entre as diferentes Martechs ao redor do mundo:

Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)

Sigla originalmente idealizada em inglês, Costumer Relationship Management (CRM) é o nome dado ao processo de comunicação e manutenção do relacionamento com o cliente, assim como às ferramentas que são utilizadas em todo esse procedimento.

As Martechs voltadas à CRM são capazes de armazenar dados de clientes e de potenciais clientes, para que seja possível traçar o perfil de cada uma das pessoas, de forma mais detalhada possível, com a finalidade de conhecer melhor a sua persona.

Portanto, nos dias de hoje o uso desse tipo de ferramenta é extremamente importante para as empresas pois pode automatizar diversos processo que, se feitos a mão, tomariam muito mais tempo e energia, o que causaria uma grande perda de eficiência.

Clique aqui para conhecer mais benefícios que o uso de ferramentas de CRM pode trazer para a sua empresa.

Email Marketing

O Email Marketing é todo o processo que envolve a comunicação da sua empresa com os seus respectivos clientes, ou potenciais clientes, através do envio de emails.

Muitas pessoas pensam que o uso dos emails está praticamente escasso no mundo, porém esse tipo de pensamento está definitivamente errado. De acordo com o Statista, o número de contas ativas chegou a 5,6 bilhões no ano de 2019 e deve continuar crescendo.

Além disso, é muito mais provável que o usuário tenha mais interesse em ler os emails a ele enviados do que apenas ler atenciosamente um post feito em alguma rede social. Isso se dá pois o email é enviado diretamente à caixa de entrada do seu cliente, ou possível cliente, diferentemente da rede social, onde a informação apenas é publicada e não existe nenhum tipo de certeza se o usuário, de fato, parou para ler seu conteúdo.

O advento do avanço da tecnologia também trouxe formas mais eficientes de se utilizar do email marketing. As Martechs voltadas a essa área ajudam as empresas à mandar um maior volume de emails para as pessoas certas, na hora certa, ou seja, aumentam a eficiência desses envios pois são capazes de mandar um número muito grande de emails, mas para os alvos desejados e sempre evitando a caixa de spam.

Análise de Resultados

Não é possível haver um melhoramento das atividade de uma empresa sem que exista um processo de análise dos resultados os quais foram obtidos. Ou seja, a única maneira de avaliar o quão efetiva está sendo a sua campanha de marketing é através de uma análise minuciosa de tudo que envolve esse processo.

Algumas Martechs conseguem atingir esse tipo de meta pois são capazes de armazenar dados em todas as ações que se encontram dentro do plano de marketing de qualquer empresa. Esses dados são arquivados e também analisados dentro dessas ferramentas.

Ou seja, as Martechs, dão os dados relevantes sobre determinadas ações da empresa em relação ao seu plano de marketing para que seja possível uma melhor visualização da equipe e do gestor da empresa em relação a esses números com a finalidade de existir um melhoramento em todo o procedimento.

Martechs também fazem a análise de seu prórpiro desempenho

Algumas Martechs e suas finalidades

Confira a seguir exemplos de ferramentas de marketing que podem fazer toda a dinâmica da sua empresa mudar de forma extremamente positiva.

Active Campaign

A Active Campaing é uma plataforma muito completa que tem como finalidade a automação de marketing e vendas.

A plataforma é capaz de fazer uma união entre uma automação avançada de marketing com diversos recursos de automação de vendas como a criação de listas de contatos, pontuação de leads e análise da web.

RD Station Marketing

O RD Station Marketing também é capaz de gerenciar e automatizar todo o processo do marketing.

Com essa ferramente, é possível criar landing pages que aumentam a captação de leads da sua empresa, assim como também pode gerenciar campanhas em redes sociais e subir formulário e pop-ups em seu site de vendas.

Dynamics 365 Marketing

O Dynamics 365 Marketing também é um plataforma de automação de marketing que tem como principal objetivo a conversão de potencias clientes em clientes de fato.

Nele, é possível criar jornadas par aos clientes, criar mensagens de email gráficas, compartilhar informações com a sua equipe, criar eventos e muito mais.

Ficou interessado em nosso conteúdo? Clique aqui para descobrir mais sobre marketing digital