Nos últimos anos, o processo de vendas mudou completamente. O comportamento do consumidor não é mais o mesmo, já que atualmente, ele é muito mais informado e exigente.

Com mercados cada vez mais concorridos, conseguir não apenas captar, mas também, manter clientes, é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa.

E é nesse contexto que entram em ação o conceito e os softwares de inteligência de vendas.

Para saber mais sobre essa estratégia comercial, continue a leitura.

Saiba como a inteligência de vendas pode ajudar a sua empresa

O que é inteligência de vendas?

A inteligência de vendas (Sales Intelligence) é uma etapa extremamente importante do planejamento que as organizações devem realizar para criar ações comerciais e guiar o trabalho dos profissionais de vendas.

Na prática, esse conceito está relacionado ao ato de utilizar estratégias e soluções tecnológicas para coletar, gerenciar e analisar informações que possam ajudar o seu negócio a aumentar o lucro e o número de clientes.

Para isso, você pode contar com ferramentas de BI (Business Intelligence), ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management).

Como o processo de inteligência de vendas funciona?

Na prática, essa estratégia comercial múltipla, deve utilizar soluções tecnológicas, como sistemas e aplicativos, para realizar o processo de verificação de informações mercadológicas.

A inteligência de vendas tem como principal objetivo analisar dados de clientes para obter dados relevantes e assim, realizar mais vendas e fidelizar o público-alvo.

Há quatro etapas que fazem parte desse processo. São elas:

1. Planejamento

Esse é o momento de conversar com a sua equipe de vendas para descobrir quais são os principais problemas, necessidades e metas da organização.

A inteligência de vendas deve estar alinhada em toda a equipe

2. Análise de informações

Atualmente, com o avanço da tecnologia, toda empresa deve utilizar ferramentas para obter dados relevantes sobre os clientes.

Mas não basta apenas coletar um grande volume de dados, se os profissionais responsáveis por essa tarefa não souberem o que fazer com eles.

Ou seja, além de captar informações, é necessário criar estratégias de uso, para que os dados obtidos ajudem a melhorar a experiência do cliente e a aumentar o número de vendas.

O uso de software permite o cruzamento de dados, fazendo com que as informações adquiridas se tornem mais úteis e precisas.

3. Avaliação dos dados

Os profissionais responsáveis pelo trabalho deverão analisar todos os dados. Depois, será preciso decidir quais informações são realmente importantes e quais devem ser descartadas. É nesse momento que deverão ser analisadas todas as oportunidades e ameaças para o seu negócio.

Além disso, a avaliação de dados também pode ser utilizada para traçar o perfil do público-alvo, desenvolver uma nova persona da empresa, definindo quais as são as principais dores, desejos e necessidades do consumidor.

4. Divulgação dos resultados

Para que os dados obtidos possam trazer ainda mais resultados, é importante divulgá-los para os profissionais de diferentes setores da sua empresa, principalmente os que possuem alguma relação com a criação de estratégias de vendas.

Para isso, você pode fazer reuniões online, gráficos, apresentações ou qualquer outro processo que seja capaz de fazer os colaboradores entender a forma como os dados obtidos poderão trazer benefícios para a empresa.

Quais dados a empresa deve coletar?

Decidir quais dados devem ser analisados, é um processo que depende muito do porte da empresa, área de atuação e dos objetivos organizacionais.

Porém, de maneira geral, independentemente do segmento da sua organização, há informações que sempre serão úteis, como por exemplo:

• Hábitos de compra do consumidor

• Canais de comunicação mais utilizados pelo público-alvo

• Localização do público-alvo

• O melhor horário para divulgar novas campanhas

• Qual foi a última vez que o cliente fez uma compra no seu site (e o que fazer para ele voltar a comprar na sua empresa)

Ao responder essas perguntas, você e os colaboradores da empresa, conseguem criar estratégias mais específicas, que realmente possam ser utilizadas no processo de inteligência de vendas.

3 vantagens de utilizar a inteligência de vendas na sua empresa

O uso da inteligência de vendas traz diversos benefícios para a sua empresa, como por exemplo:

Encontrar clientes em potencial

Descobrir onde o seu verdadeiro público-alvo está, torna-se muito mais fácil quando as informações são centralizadas e você realmente sabe como utilizá-las.

Dessa forma, você consegue saber mais sobre a jornada de compra do consumidor (em qual etapa ele está inserido), e as melhores estratégias para conquistá-lo.

Geração de valor para o cliente

Muitas empresas têm dificuldade na criação de campanhas e estratégias que realmente agreguem valor para o público-alvo.

Um dos motivos pelos quais essa tarefa pode ser um verdadeiro desafio, é justamente a falta de softwares específicos que otimizem a inteligência de vendas.

Produtividade dos colaboradores

Não é novidade que a tecnologia ajuda a melhorar a produtividades dos colaboradores.

Com o uso de ferramentas para analisar o comportamentos dos clientes, os colaboradores se tornam mais ágeis, já que não será mais preciso desperdiçar tempo com tarefas manuais, que podem facilmente ser automatizadas.

Assim, os vendedores têm muito mais tempo para focar em oportunidades de vendas.

Como a inteligência de vendas otimiza o trabalho da equipe comercial do seu negócio?

Como você pode ver nesse artigo, a inteligência de vendas é uma estratégia que depende de soluções tecnológicas para ser aplicada com mais eficiência.

Aliás, é justamente por causa da tecnologia da informação, que atualmente, é possível captar, gerenciar e apresentar dados para todos os colaboradores que possuem alguma relação com as estratégias comerciais.

Sendo assim, o uso de ferramentas de ERP, CRM e BI, se torna cada vez mais essencial para as organizações que querem aumentar o lucro da empresa no curto, médio e longo prazo.

Ao utilizar todos os recursos desses softwares, o vendedor se torna um profissional capaz de analisar melhor as informações sobre os consumidores. Assim, ele ajuda não apenas a aumentar o lucro da empresa através do grande volume de vendas, mas também, consegue diminuir os custos relacionados a atração e fidelização de clientes.

Quer começar a utilizar as melhores soluções tecnológicas do mercado para aumentar as vendas na sua empresa?

Entre em contato com a Brinov agora mesmo e fale com um de nossos representantes!

A inteligência de vendas está, cada vez mais presente em nossas vidas